sexta-feira, 24 de maio de 2013

Segunda Formação do Círculos de Leitura

No período de 11 a 15 de março de 2013 participamos da segunda formação intensiva de multiplicadores do projeto Círculos de Leitura, no Hotel Jangadeiro, na Praia do Presídio. Participaram do encontro 63 alunos e 21 professores das escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará.









Na formação estavam presentes 21 multiplicadores que participam do projeto desde o começo, em agosto do ano passado. Entre eles, Aline Reinaldo Jacó, da EEEP Amélia Figueiredo Lavor (Iguatu) e Manoel Vieira do Nascimento, da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa (Camocim), que foram convidados a compor a equipe de formação do Instituto Braudel, realizando a condução de grupos.

Os jovens mostravam um enorme entusiasmo, e mesmo com aqueles que participavam pela primeira vez havia uma perfeita sintonia, um encontro de ideias. O ideal de aprender e compartilhar o conhecimento era força que unia todos ali presentes -multiplicadores, professores, equipe de formação.




“Um grupo, vários corpos, muitas almas, muitos tempos; no tempo presente, convergem todos os tempos. O grupo tudo intensifica.” (Catalina Pagés)

O cronograma de trabalho contemplou leitura, discussão e produção escrita das obras: “Kouros”, peça teatral baseada no mito de Teseu, escrita por Nikos Kazantzákis; “Fernão Capelo Gaivota”, de Richard Bach; “Noites Brancas”, de Fiódor Dostoievski; “Otelo, o Mouro de Veneza”, de Willian Shakespeare; “Macbeth”, de Willian Shakespeare. 

Do roteiro de atividades culturais constaram duas apresentações oferecidas pela SEDUC: a apresentação do rapper Felipe Rima, que mostrou suas várias faces artísticas e empolgou a todos contando como a arte transformou sua vida; e os atores Cícero Teixeira e Rosália Menezes interpretaram textos de Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector.



O professor Maurício de Holanda, Secretário Adjunto da Educação do estado do Ceará, participou na quinta-feira da formação, conversando com alguns professores e alunos, dentre estes nossos educandos Hívila Morais, Izabela Almeida e Samuel Melo, que manifestaram a vontade de estender o projeto, para compartilhar o conhecimento adquirido com estudantes da rede de ensino fundamental. Na ocasião, o secretário destacou a importância do trabalho cooperativo na educação e sua satisfação com os resultados obtidos com o projeto, fruto do comprometimento dos jovens e professores que acolheram a ideia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário