quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Clube de Leitura promove abertura do Programa Geração da Paz


O dia 22 de setembro marca o início de um movimento organizado no âmbito da Secretaria da Educação (Seduc) para a construção de redes de cultura de paz em suas unidades de ensino, por meio do Programa Geração da Paz. Para comemorar a data, escolas da rede estadual realizam diversas atividades artísticas e culturais nesse período.
A EEEP José Maria Falcão realizou dia 21, um "Momento pela Paz" com os alunos e profissionais. O momento iniciou com a declamação da Oração de S. Francisco ao som de Bethoven, executado belissimamente ao violino pelos membros do Clube de Leitura da escola.Seguiu-se a apresentação da música “A hora é agora”, composta e executada para comemorar estes dois anos do programa, pelas alunas Whigna Marreira e Maressa Vasconcelos.






Encerrando com um desfile de imagens e frases alusivas a Paz ao som de “Imagine” interpretada pelos educandos Jéssica Helen (voz), Mairon Evert (violão) e José Nogueira Jr (clarinete) e com a participação dos membros do ‘Círculos de Leitura. ’ A finalidade era mostrar à comunidade a importância da paz e o que cada um pode fazer para que se torne realidade.

Nova Fase para o Clube de Leitura


Os alunos Héricles Girão, Hívila Morais e Lucas Nogueira juntamente com a professora Denise Santos participaram da Formação de Multiplicadores do Círculos de Leitura do Instituto Fernand Braudel no Jangadeiro Praia Hotel, durante os dias 20 a 24/8/2012, na Praia do Presidio, em Aquiraz.
A equipe teve a oportunidade de conviver com jovens e professores de outras 20 EEEP's. Os educandos leram os livros que serão trabalhados nas escolas, discutindo os temas e as ideias, além de se familiarizarem com as obras e o método.
Desde 2000, o Instituto Fernand Braudel realiza Círculos de Leitura com crianças e adolescentes em parceria com escolas públicas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. A proposta do trabalho começou em meados da década de 90 com a psicanalista Catalina Pagès com foco em apoiar ativamente a melhoria do ensino público.









II Contos que o Tempo Conta...

Durante o 2º bimestre letivo de 2012, desenvolvemos o projeto de contação de histórias com as turmas de 1º Ano da EEEP José Maria Falcão. A repercussão e experiência adquirida com o I Contos que o tempo conta fez que os projetos deste ano alcançassem êxito prontamente. O prazer de interagir com as crianças das escolas municipais e o sucesso do trabalho desenvolvido por nossos adolescentes ficou claro ao ver o rosto alegre e maravilhado dos educandos das escolas que nos receberam carinhosamente. Nada como uma boa história para ensinar valores e despertar o gosto pela literatura.

Assim como no I Contos que o Tempo Conta, houveram duas fases: nas escolas do município e a culminância na nossa escola.

Dia da Poesia 2012


Durante o período compreendido entre 14 e 21 de março – Dias Nacional e Mundial da Poesia respectivamente - os alunos do Clube de Leitura da E E. E. P. José Maria Falcão realizaram uma semana de atividades celebrando a poesia, sob a supervisão da Professora Coordenadora do Projeto “Despertando o Gosto pela Literatura”, Denise Santos.
Dentre as atividades estão: a montagem do mural “Despertando o Gosto pela Literatura” onde fixaram poesias de diversos autores; Exposição de livros poéticos com o apoio das professoras Socorro Almeida e Renata Pinheiro, do Centro de Multimeios; uso músicas para despertar o interesse à leitura, relacionando à canções que intertextualizaram com poesias como por exemplo “Canteiros” de Fagner, “Rosa de Hiroxima”de Ney Matogrosso e “Monte Castelo” de Renato Russo.
As atividades culminaram na quadra da escola com declamação de poesias de Patativa do Assaré, Cecília Meireles, Luiz Fernando Veríssimo e com a leitura de uma produção do aluno Jonas Rodrigues da turma de Comércio – 2° ano.

I Contos que o Tempo Conta...


Durante a IV etapa do Projeto Despertando o Gosto pela Literatura, os alunos da EEEP José Maria Falcão descobriram o sabor de tornarem-se contadores de histórias. Cada equipe selecionou um clássico da literatura infanto-juvenil para recontar usando as mais diversas técnicas de contação. A maior recompensa foi ver no rostinho daqueles jovens leitores o prazer de vivenciar um momento de leitura tão “gostoso” e divertido, resgatando a afetividade perdida em nosso cotidiano.  Através deste trabalho esboçamos a esperança de estar contribuindo no desenvolvimento de novos leitores e de ser ponto de partida para uma viagem infinita, a viagem ao mundo do conhecimento. Nesta perspectiva, na formação do hábito de leitura, nada substitui uma boa história contada, cantada, contada e cantada, gesticulada, ilustrada, dobrada em uma folha de papel... Contar histórias é também trocar idéias. Esperamos que as histórias sejam encaradas com muito prazer e que o livro seja entendido como um tapete mágico no qual voa a nossa imaginação...Este foi mais um evento que teve a frente os alunos do Clube de Leitura.
Este trabalho tem duas fases: a primeira consiste em Contação de Histórias nas Escolas Municipais e na segunda fase, apresenta-se o resultado dos projetos que aconteceram nas escolas que receberam nosso alunos e replicamos na própria escola abrangendo um público bem maior.
Os contadores de história nasceram com a humanidade. Falar sobre encadear acontecimentos, acrescentando-lhes uma interpretação, são atributos humanos. Usar o corpo para acentuar e definir a expressão do pensamento pertence aos artifícios da comunicação entre os seres. O contador reúne essas duas qualidades: a capacidade de narrar e de representar – com a voz, o olhar e os gestos – essas narrativas. A ligação torna-se ainda mais forte, quando o texto objeto da contação desencadeia a memória afetiva, ligada às histórias ouvidas na infância. Contador e ouvinte ficam, então, entregues à memória e à imaginação, restabelecidas e vivificadas. A força dessa literatura é acrescida, quando a fonte das histórias é de origem popular oral. E isso foi amplamente desenvolvido nesta IV etapa do Projeto Despertando o Gosto pela Literatura, que teve sua culminância no dia 7 de dezembro de 2011, na EEEP José Maria Falcão.


II Museu da Literatura


No dia 27 de maio de 2011, na E.E.E.P. José Maria Falcão, aconteceu a 2ª edição do Museu da Literatura, focalizando o resgate da nossa identidade cultural. Evento organizado pela professora de Língua Portuguesa, Denise Santos e com a colaboração da professora de Língua Espanhola Carla Beatriz. Através do Projeto Despertando o Gosto Pela Literatura há a tentativa de estimular o hábito da leitura e o contato com a legítima cultura popular, definindo assim as trovas e o cordel como expressões das mais autênticas poesias do povo de nosso país. Homenageamos o grupo de trovadores da UBT - Pacajus, que faziam a publicação Cajueiro de Trovas, coletânea organizada pela poetisa Jufacha. Ressaltando a importância desta produção cultural para a sociedade não só para preservar essa arte, como também fazer com que as pessoas e as novas gerações possam, cada vez mais, acreditar, apreciar, se encantar e também elaborar excelentes poesias, que sensibilizem o leitor, que nos sirvam de lição e aprendizagem, e contribuam para o engrandecimento da cultura pacajuense. Os ambientes temáticos , além de homenagear o Cajueiro de Trovas,também resgatava o grupo cearense que formou a Padaria Espiritual e os grandes nomes da Literatura nordestina, como Jorge Amado, Patativa do Assaré e José de Alencar.O evento contou com a presença de Graça Santiago, representante da 9ª CREDE, Rinaldo Costa, superintendente da Escola Profissional,e dos poetas trovadores Iara Faheina Chaves, Ozanira Machado, Raimunda Barbosa.Além de José Valdir Gomes Bezerra e Azenete Castro Girão, que recitaram trovas feitas especialmente para o evento.

Semana do Livro 2011


Para comemorar o Dia Nacional do Livro (18/4) realizamos uma semana repleta de atividades onde o grande destaque ficou por conta da magia da leitura. Entre os dias 18 e 20 de abril, os alunos apresentaram projetos na área de Literatura, entre outras coisas, sempre no período normal de aulas. O encerramento da Semana do Livro aconteceu no dia 25/4/2011. Para marcar a data, a programação incluiu ainda uma performance da Banda Set List e apresentações de pequenas esquetes sobre os livros lidos no 1º Bimestre. O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, numa homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Ele é autor de inesquecíveis histórias infantis, entre as quais “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil no país.

Dia Internacional da Poesia


Para celebrar o Dia Internacional da Poesia, comemorado em 21/3/ 2011, o clube de leitura da EEEP José Maria Falcão, orientados pela professora de Língua Portuguesa, Denise Santos, realizou um momento de declamações de poesias. O propósito deste dia era promover a leitura e ensino através da poesia do mundo. O evento iniciou com a apresentação da Banda Set List e culminou com declamações de poesias em português, espanhol e em inglês. O dia 21 de março, comemorado em mais de cem países, é a data promulgada pela UNESCO para ser celebrada como Dia Mundial da Poesia. Grandes poetas brasileiros fazem parte da nossa história poética de todos os tempos. Adélia Prado, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Ferreira Gullar, Gregório de Matos, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mario Quintana, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Paulo Mendes Campos e Vinícius de Moraes são apenas alguns de nossos melhores.

I Museu da Literatura


O Projeto Despertando o Gosto pela Literatura consiste num trabalho de valorização da leitura, pois a Literatura traz um benefício que é acrescentar no educando a capacidade de conhecer as palavras.  No decorrer do projeto, surgiu a ideia do Museu da Literatura, uma forma de dirigir os educandos ao estudo, ao interesse pela língua. É, também, uma maneira de integrar literatura, cotidiano e arte. O objetivo do Museu era criar um espaço vivo sobre a literatura, capaz de causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos. Além de, é claro, desenvolver o gosto pela Literatura Portuguesa, Inglesa e Hispânica. Aproveitando a exposição, extremamente orgulhosos, publicamos, através do site Clube de autores, o livro da aluna Talita Sousa de Oliveira. “O agir de Deus no amor de Alexandre e Rebeca”, é o primeiro livro escrito por ela. Foi o segundo evento coordenado pelo Clube. 

I Sarau Literário


A E.E.E.P. JOSÉ MARIA FALCÃO durante o Projeto Despertando o Gosto pela Literatura realizou um sarau, coordenado pelos alunos que fazem o Clube de Leitura. Na data marcada, 30/6/2010, a escola abriu à noite e os alunos foram caracterizados e dançaram o minueto (dança da época),declamaram poesia... Os pais também foram convidados. Houve também a encenação da peça "Sonho de uma Noite de Verão", uma adaptação da obra de Shakespeare feita para a ocasião. O Sarau foi coordenado pelo Clube de Leitura.

sábado, 25 de agosto de 2012

1ª Edição do Jornal Literário

A primeira edição do Jornal Literário saiu juntamente a edição do Jornal Tecnews. Faça download e curta conosco!

Produzido pelo Clube de Leitura JMF
Nossa primeira edição. Ano 1. Nº 01. 2010.
http://www.4shared.com/office/22phQaDW/Tecnews_e_Literrio.html?

Formação do Clube - Março de 2010


O clube visa incentivar aos demais estudantes o hábito da leitura já que percebemos que as tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres. Na adolescência acaba-se excluindo a literatura do seu convívio diário, devido a falta do gosto pela leitura. Portanto, é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, pois só assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos.

Despertando o Gosto pela Literatura


Partindo das dificuldades de leitura das obras clássicas da literatura, detectadas nos alunos da E.E.E.P. José Maria Falcão, e que a linguagem utilizada pelos autores desses livros não agradam aos estudantes, fazendo com que os mesmos não se interessem pela leitura da obra e busquem meios alternativos como resumos para fazerem as provas, surgiu a necessidade de elaborar um projeto literário que despertasse o interesse e levasse o educando a interagir com a história dos livros clássicos. O projeto torna-se gratificante tanto para o professor quanto para o estudante, pois na literatura é possível trabalhar com a contemporização e com a pluralidade, provocando as competências adormecidas ou ignoradas, como a criatividade, a cidadania e a sociabilidade. Dessa forma, o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor; é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Por isso ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa.
São dez clássicos que servirão de base para o Despertando o Gosto pela Literatura. Geralmente nos primeiro e terceiro bimestres o projeto é destinado especialmente para a leitura das obras.  Serão lidos em forma de rodízio com as turmas de 1º Ano. Livros que serão trabalhados durante o projeto: Lucíola, Senhora, Cinco Minutos, O Primo Basílio, O Crime do Padre Amaro, Sonhos de uma Noite de Verão, Romeu e Julieta, O Cortiço, Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas.
·